‘Semana Mundial do Brincar’ convida a ser criança de corpo e alma

May 30, 2018

A SMB é uma mobilização global pela importância do brincar, com programação gratuita em diversos Estados do país.

 

Há nove anos, graças a uma iniciativa da organização Aliança pela Infância, o calendário do Brasil e do mundo tem uma semana toda dedicada a honrar a infância: a Semana Mundial do Brincar (SMB). Trata-se de uma mobilização coletivamente articulada que acontece anualmente para inspirar a sociedade a voltar seu olhar sobre a importância de permitir que as crianças sejam crianças.

Em 2018, o evento acontece entre os dias 21 e 28 de maio, com atividades gratuitas espalhadas pelos quatro cantos do país. O tema deste ano é “Brincar de Corpo e Alma“, um apelo para a importância de vivenciar a infância de forma plena e integral. A iniciativa conta com a parceria de dezenas de organizações, tendo como objetivo comum levar a pauta da importância do brincar para o máximo de pessoas possível.

 

“A consciência do corpo é um elemento fundamental e estruturante na formação do indivíduo e é afetada pela aceleração do mundo contemporâneo, pelo desrespeito ao tempo da infância e do humano”, diz o material de apresentação da SMB.

 

“Um brincar livre permite que o corpo da criança seja o motor da brincadeira e, ao mesmo tempo, o reconhecimento de sua vida”

Criança de corpo e alma

 

“Aos poucos, na hora certa – certa para cada criança – ela vai tentar uma, 10 ou 50 vezes erguer seu corpo, procurar o equilíbrio entre Céu e Terra. Vai conquistar seu corpo cada vez mais: engatinhando, arriscando o primeiro passo, caindo, se levantando, caindo e levantando até conseguir. Quantas lições podemos aprender desse processo para a vida de adulto. De onde vem essa vontade férrea de se erguer do chão? Erguer, como disse o Tupã Tenondé, é criar consciência e acordar o coração.”

 

Ute Craemer, pedagoga Waldorf, educadora comunitária e uma das fundadoras da Aliança pela Infância e da Associação Comunitária Monte Azu

“Uma junção harmônica entre alma e corpo possibilita a individualidade”, defende a educadora.

 

“Sem o corpo, presente e inteiro, não há integração, pois o verdadeiro brincar, na criança, é aquele que ela descobre nos caminhos da imaginação e da criação”, diz a educadora Josiane del Corso, da Ateliê Carambola

É hora de brincar: valendo!

 

A proposta da SMB é convocar todos e cada um para promover ações em prol do brincar. Para participar, é possível formar núcleos, ser um membro voluntário ou atuar como doar e financiador.

Parece complicado, mas não é. A ideia é que cada família, comunidade, escola ou mesmo pessoas individualmente, dediquem alguns dias – ou horas, ou momentos – da sua semana para refletir sobre a importância do brincar.

Qual o espaço do lúdico no nosso dia a dia? Como os espaços que eu frequento favorecem ou limitam a brincadeira? Essas e outras reflexões fazem parte do processo.

 

No site da Aliança pela Infância, o Guia da Semana Mundial do Brincar 2018 traz um compilado de textos de especialistas sobre o tema, que pontuam como a ludicidade e o brincar são vitais para uma vida plena.

 

Por lá, também é possível encontrar dicas de como organizar atividades para a SMB. Os pais e cuidadores, por exemplo, podem tirar um dia para levar às crianças para brincar ao ar livre, organizar uma brincadeira de rua que eles próprios faziam na infância ou mesmo mobilizar os vizinhos para uma gincana na calçada. Ideias não faltam, e a criatividade é bem-vinda: a grande questão é colocar o brincar na ordem de prioridades.

 

FONTE:https://lunetas.com.br/semana-mundial-do-brincar-convida-a-ser-crianca-de-corpo-e-alma/

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como surgiram os museus para crianças e sugestões para conhecer.

February 27, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes